Esta publicação é resultado do projeto “Mulher, Saúde e Cidadania”, desenvolvido em conjunto pela CEPIA e pelo Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município do Rio de Janeiro (STD), com apoio do FNUAP/ONU e teve como objetivos conhecer as necessidades das trabalhadoras domésticas em relação à saúde e divulgar informações para que estas trabalhadoras conheçam seus direitos.

Aproveitamos a oportunidade desta cartilha para ampliar a noção de cidadania desse grupo de trabalhadoras. Incluímos, para isso, informações mais gerais sobre as principais Conferências das Nações Unidas – ONU, e também sobre direitos civis, sociais e trabalhistas e sobre como prevenir e buscar ajuda em casos de violência doméstica. Tivemos assim, também, a preocupação de orientar as trabalhadoras domésticas sobre os canais de acesso à justiça. Nesse sentido, incorporamos neste trabalho os resultados de dois projetas da CEPIA: “Violência contra a Mulher como Obstáculo ao Desenvolvi- mento: uma Proposta de Educação Popular”, apoiado pelo UNIFEM, Fundo das Nações para a Mulher, e “Violência contra a Mulher e Acesso à Justiça”, apoiado pela Fundação Ford.

Selecionamos alguns postos de atendimento nos serviços públicos de saúde, procurando, sempre que possível, informar endereços, telefones, especialidades médicas oferecidas, dias e horários de atendimento . Além desses serviços, procuramos reunir ainda alguns outros endereços úteis de serviços. públicos criados para garantir o respeito à cidadania assegurado pela Constituição de 1988.

Esperamos que, com essa publicação, as trabalhadoras domésticas possam ampliar seus conhecimentos sobre os cuidados indispensáveis à preservação da saúde e que, assim, tenham melhores condições para continuar lutando pela ampliação de seus direitos sociais e trabalhistas.

Coordenação: Leila Linhares Barsted

Ano de publicação: 1996.

mulher, saude e cidadania_compressed

Relacionados