O presente número dos “Cadernos CEPIA” constitui o resultado de uma parceria entre a CEPIA, e a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Feurej). Seu objetivo é oferecer aos estudantes e aos profissionais de enfermagem um debate sobre temáticas que transcendem os horizontes das ciências biomédicas, introduzindo questões ligadas à cidadania, gênero, sexualidade, violência, dentre outras, com ênfase particular nos direitos humanos das mulheres. Estas são questões que estão muitas vezes ausentes dos currículos, mas que interpenetram à prática e a forma de apreensão do conhecimento.

Para a Faculdade de Enfermagem da UERJ, esta parceria significou a criação de um espaço para o exercício do novo, e o cumprimento do papel que deve ter a escola, de qualquer nível, na sociedade. O ensino deve vincular-se aos avanços sociais, tecnológicos e científicos, compro- metendo-se com a defesa dos direitos de cidadania, de saúde e vida.

Esta iniciativa se insere em um programa mais amplo que a CEPIA desenvolve, procurando sensibilizar profissjonais de saúde como médicos e enfermeiros, assim como profissionais da área de segurança pública, posto que, deles depende, em última instância, a efetivação de direitos já garantidos na lei. Nosso objetivo é oferecer a estes estudantes e profissionais parâmetros para que situem sua prática em uma perspectiva mais ampla, comprometida com a consolidação dos direitos à saúde em nosso país.

Nesta publicação estão algumas das palestras proferidas durante o curso Gênero, Corpo e Enfermagem, que se realiza, desde 1999, no âmbito do Departamento de Enfermagem Materno Infantil da Feuerj. Neste sentido não espelha todas as aulas ministradas cobrindo, no entanto, o eixo principal do programa do curso.

Ao publicarmos esta experiência pedagógica, pretendemos alcançar um público mais amplo, contribuindo para ampliar este debate fundamental sobre cidadania, gênero e saúde.

Organizado por Jacqueline Pitanguy e Ruth Mesquita

Ano da publicação: 2002.

cadernos cepia-05_compressed

Relacionados