Esta publicação integra a coleção “Cadernos CEPIA”. O Caderno CEPIA 1, pretende refletir sobre os limites e as conquistas necessárias para a consolidação da democracia plena no Brasil.

A Coleção CADERNOS CEPIA representa um esforço para divulgar questões vinculadas ao complexo debate sobre a cidadania no Brasil. Tem como ponto de partida a visão de que é necessário compreender e expandir essa discussão com a introdução de noyos temas, atores e perspectivas que, historicamente, dela foram excluídos. Soma-se, assim, às propostas do Movimento de Mulheres ao destacar a problemática de gênero como uma de suas prioridades.

CADERNOS CEPIA pretende refletir sobre os limites e as conquistas necessárias para a consolidação da democracia plena em nosso país. Representa também, o desejo da equipe da CEPIA de ampliar o leque de seus interlocutores bem como de articular a discussão dos direitos humanos com os temas ligados às. áreas de saúde, violência, pobreza, trabalho e desenvolvimento. ·

CADERNOS CEPIA inicia suas publicações com o texto “Violência contra a Mulher e Cidadania: Uma Avaliação das Políticas Públicas”, que ex- pressa o espírito e os objetivos de nosso trabalho. O artigo condensa a pesquisa apoiada pela Fundação Ford e coordenada por Leila Linhares Barsted, com a participação de Jacqueline Hermann e Benedicta Savi. Pretende levantar e avaliar, de um lado, a relação entre Estado e Sociedade na implantação de políticas públicas criadas para coibir a violência de gênero em nosso país e, de outro, perceber os limites dessa parceria. Destaca, ainda, os aspectos positivos da primeira década pós regime autoritário, que permitiu a redefinição das relações entre sociedade civil organizada e os poderes públicos nesse novo quadro político institucional, modelando parcerias inovadoras.

É como produto dos movimentos sociais, que procuraram se organizar e levar adiante reflexões e ações em direção à redefinição e conquista de um conceito de cidadania verdadeiramente abrangente, que a CEPIA tem desenvolvido seu trabalho. Com alegria, apresentamos este primeiro número dos CADERNOS CEPIA que, a nosso ver, é mais um passo nessa direção.

Organizado por Leila de Andrade Linhares Barsted

Ano da publicação: 1994.

cadernos cepia-01

Relacionados