Programa Internacional de Formação e Capacitação em Direitos Humanos das Mulheres

 

 

 

O curso obedece a uma proposta pedagógica organizada em módulos temáticos que comportem exposições teóricas, exercícios práticos, debates e avaliações.

Os módulos abordam os seguintes temas: contexto internacional dos direitos humanos contexto legal e direitos humanos das mulheres; estatísticas públicas e indicadores de direitos humanos; a cidadania no Brasil; trabalho; sociedade e estado; relações étnicas e raciais; violência contra a mulher e acesso à justiça; sexualidade, saúde sexual e direitos sexuais; direitos reprodutivos e saúde reprodutiva; estratégias de advocacy.

Os seguintes Professores colaboraram nas diversas edições do curso que é coordenado por Jacqueline Pitanguy e Leila Linhares Barsted.

Adriana Viana

Amélia Cohn

Ana Lucia Saboya

Charles Peçanha

Clara Araújo

Daniel Aragão

Deise Miranda

Elaine Maranhão

Helina Peçanha

Fabíola Rodhen

Flávia Piovesan

Guacira Cesar

Hedio Silva Jr.

Hildete Pereira de Melo

Ivia Maksud

Jacqueline Hermann

Jose Maurício Arruth

Kimberly Crenshaw

Lena Lavinas

Lilian Celiberti

Luicia Xavier

Maria Helena Ortiz

Maria José Araújo

Maria Luiza Heilborn

Michel Misse

Miram Ventura

Neide Patarra

Paola Capellini

Paulo Jorge Ribeiro

Rebecca Cook

Regina Morel

Ricado Antunes

Rosana Heringer

Ruth Mesquita

Sergio Carrara

Tizuko Shirave

Valeria Penna

Vera Soares

A CEPIA está anunciando o início da seleção de candidatos para a primeira edição do Programa Internacional de Formação e Capacitação em Direitos Humanos das Mulheres que será oferecido com o apoio da Fundação Ford, no Rio de Janeiro, no período de 23 de novembro a 6 de dezembro de 2003.

O Programa tem como ponto de partida a avaliação de que é necessário investir na difusão e aprofundamento de conhecimentos que fortaleçam os argumentos e as práticas das organizações e indivíduos para que melhor atuem na defesa dos direitos das mulheres. Responde, assim, à urgência de atualização constante e de alta qualidade indispensáveis para fazer face aos retrocessos que ameaçam os direitos das mulheres e, sobretudo, para responder de forma inovadora aos novos desafios que se apresentam para a expansão desses direitos e diminuir a distância entre leis e práticas sociais.

O Programa pretende difundir conhecimentos sociológicos, jurídicos, estratégicos e normativos, intercambiar experiências bem sucedidas e discutir estratégias de difusão de conhecimentos, de promoção e de implementação dos direitos humanos das mulheres.

O Programa será composto de módulos temáticos coordenados por especialistas em diversas áreas de atuação. Maiores informações sobre o curso através do e-mail mariaelvira@cepia.org.br.

Outras notícias