Este número de Desenvolvimento borda questões ligadas à saúde e direitos reprodutivos e constitui uma contribuição para o processo Cairo + 5 que está revendo o impacto, as realizações e as contribuições advindas da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), realizada na cidade do Cairo em setembro de 1994. Como primeiro tema do volume 42, a discussão sobre direitos reprodutivos e saúde traz uma perspectiva centrada no ser humano e nas relações de gênero e o desafio de desenvolver políticas que combatam o impacto da globalização e da crise econômica.

Dando continuidade à busca da justiça social, os quatro outros temas do volume 42 visam a reafirmar a importância dos direitos reprodutivos, da saúde, do meio ambiente e, ao mesmo tempo, das políticas de desenvolvimento comercial, financeiro e econômico. Estas são questões centrais da política global, tanto do ponto de vista analítico quanto prático.

A ênfase do volume 42.1 da revista Desenvolvimento nos direitos reprodutivos e saúde é estratégica, no sentido de contribuir para o processo Cairo+ 5. Chama atenção dos leitores para o fato de que questões sobre população e desenvolvimento, vistas a partir de uma perspectiva cultural e de gênero, não dizem respeito apenas às mulheres, pois são uma fundamental contribuição para o fortalecimento do novo pensamento sobre políticas de desenvolvimento como um todo. O processo que antecedeu a Conferência do Cairo, e que vem sendo desenvolvido nos anos seguintes ao evento, demostra como os ativistas no campo da saúde e dos direitos reprodutivos acumularam uma gama de conhecimento, asseguraram mundo afora sua defesa através de redes de trabalho eficientes e demonstraram grande habilidade em acomodar com sensibilidade posições culturais diversas. Tudo isto vem contribuindo para o êxito do movimento internacional de mulheres em desenvolver estratégias e organizar campanhas, a fim de desafiar políticas nos níveis local, nacional e internacional.

Responsável pela edição em português da Revista Development: Jacqueline Pitanguy.

Ano da publicação: 1999

Acesse a publicação Desenvolvimento – Saúde Reprodutiva e Direitos – Colocando Cairo em Ação

Relacionados