Com o objetivo de discutir estratégias de fortalecimento mútuo frente ao contexto internacional dominado por forças econômicas globais, um grupo de representantes de organizações da sociedade civil (OSC) de diversos países do continente se reuniu em 1997 no Rio de Janeiro. Estabeleceu-se aí o Fórum da Sociedade Civil nas Américas1 , tendo como um dos seus principais objetivos construir um espaço no qual organizações trabalhando com diferentes tópicos possam fortalecer-se mutuamente a partir de sua experiência particular, adotando uma perspectiva de análise multi-setorial e definindo estratégias comuns de ação. O papel da sociedade civil nos processos de integração econômica tem sido uma preocupação fundamental do Fórum. Uma maior presença das OSCs frente a tais processos constitui uma estratégia sumamente relevante a fim de garantir que acordos e tratados que conformam o marco normativo de tais processos tenham um forte e claro compromisso com a justiça social, os direitos humanos e a democracia. A criação do Fórum em 1997 antecipou o interesse e a preocupação crescentes de organizações da sociedade civil do continente em responder aos desafios prementes da globalização. Em realidade, os anos seguintes foram marcados por uma expressiva participação da sociedade civil na discussão de temas relativos à integração econômica.

O estudo Direitos Humanos no Mercosul, desenvolvido pela CEPIA e publicado neste quarto número da série Cadernos Fórum Civil pretende contribuir para que a integração entre estes países seja um fator de aprofundamento dos direitos humanos, tanto em termos da incorporação de novas dimensões da vida na esfera destes direitos como no que diz respeito a sua indivisibilidade. Uma agenda de direitos humanos não pode vir a reboque dos acordos comerciais. Pelo contrário, deve pautá-los.

Coordenação editorial: Jacqueline Pitanguy e Rosana Heringer

ANO 3, N. 4

Ano de publicação: 2001

Acesse a publicação Direitos Humanos no Mercosul – Cadernos do Fórum Civil

Nota: Leia o artigo “Subsídios para uma Agenda de Direitos Humanos no Mercosul  “(27/04/2001) escrito por Jacqueline Pitanguy e Rosana Heringer na ocasião do lançamento do novo caderno do Fórum Civil.

 

 

 

 

Relacionados