Curso Saber Médico, Corpo e Sociedade

Detalhes

O curso Saber Médico, Corpo e Sociedade é resultado de uma parceria que existe desde 1996 entre a CEPIA e a Faculdade de Medicina da UFRJ. Com um corpo docente formado por professores convidados de outras instituições de ensino superior, entidades não-acadêmicas e ONGs, o curso discute o papel das variáveis sociais, de gênero, etnia, poder político e cidadania na produção do conhecimento na medicina.

Saber Médico, Corpo e Sociedade é coordenado pela diretora da CEPIA Jacqueline Pitanguy e pela professora adjunta do departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRJ, Alicia Navarro.

A proposta do curso reuniu a motivação da Faculdade de Medicina de flexibilização curricular e a busca da CEPIA por uma maior interlocução com os profissionais de saúde, de forma a sensibilizar sobre questões de gênero. Oferecido inicialmente em caráter de extensão, o curso hoje já faz parte das disciplinas eletivas e é composto de quatro módulos: método científico, constituição do saber médico, medicina e sociedade e corpo, sexualidade e saber médico. Cada um com três a quatro aulas e um seminário de reflexão conjunta e avaliação.

Relacionados