Curso Saber Médico, Corpo e Sociedade

Detalhes

O curso Saber Médico, Corpo e Sociedade é resultado de uma parceria que existe desde 1996 entre a CEPIA e a Faculdade de Medicina da UFRJ. Com um corpo docente formado por professores convidados de outras instituições de ensino superior, entidades não-acadêmicas e ONGs, o curso discute o papel das variáveis sociais, de gênero, etnia, poder político e cidadania na produção do conhecimento na medicina.

Saber Médico, Corpo e Sociedade é coordenado pela diretora da CEPIA Jacqueline Pitanguy e pela professora adjunta do departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRJ, Alicia Navarro.

A proposta do curso reuniu a motivação da Faculdade de Medicina de flexibilização curricular e a busca da CEPIA por uma maior interlocução com os profissionais de saúde, de forma a sensibilizar sobre questões de gênero. Oferecido inicialmente em caráter de extensão, o curso hoje já faz parte das disciplinas eletivas e é composto de quatro módulos: método científico, constituição do saber médico, medicina e sociedade e corpo, sexualidade e saber médico. Cada um com três a quatro aulas e um seminário de reflexão conjunta e avaliação.

Relacionados

Medical knowledge, Boby and Society – undergraduate course of the Faculty of Medicine

Detalhes

The Saber Medical, Body and Society course is the result of a partnership that has existed since 1996 between CEPIA and the Faculty of Medicine of UFRJ. Along with the faculty professors and invited professors from other higher education institutions, non-academic entities and NGOs, the course discusses the role of social variables, gender, ethnicity, political power and citizenship in the production of knowledge in medicine.

The course was the result of the desire of the Faculty of Medicine for curricular flexibilization and of CEPIA’s search for a greater interlocution with health professionals, in order to raise awareness about gender issues. Initially offered as an extension, the course became part of the elective courses and consists of four modules: scientific method, building medical knowledge, medicine and society and body, sexuality and medical knowledge. Each of the modules has three to four classes and a joint reflection and evaluation seminar.

Relacionados