No dia 19 de outubro, em continuação ao evento REDEFEM – 35 anos da Constituição Federal: Avanços e Desafios na Efetivação dos Direitos das Mulheres & I Congresso REDEFEM, desta vez na sede da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRJ (PPGD-UFRJ), ocorreu a exposição dos resumos selecionados para apresentação neste seminário.
Mariana Barsted, mestranda do PPGD-UFRJ apresentou a pesquisa Sobre o trabalho não remunerado doméstico e de cuidado feito pelas mulheres no contexto das famílias.
Mariana diz que “É importante estarmos atentas e atentos à razão do discurso sobre “família”, lembrando aqui que é no singular mesmo, dentro da ideia irreal da “família margarina”, digamos de passagem que é uma família branca, de classe média, heterossexual, uma correspondência à ideia do “homem médio” do direito. Alda Facio ainda completa com: homem adulto, rico, capaz, heterossexual, da raça, etnia, classe e religião dominantes em cada cultura. Esta é a razão da urgência de retrocesso do discurso ultra conservador, que as mulheres voltem aos “seus” lugares. É uma ideia de que “antes era melhor”…quase dizendo “mulheres, voltem aos seus lugares, que é em casa, cuidando da casa e das crianças, afinal o homem é o chefe da família”!!
Em breve sairá uma publicação com os textos expostos e debatidos neste seminário.