O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro – CEDIM/RJ realizou no dia 22 de novembro o Seminário Violência obstétrica: avanços, retrocessos e desafios, coordenado pela Presidenta do CEDIM-RJ Prof. Edna Calheiros e como expositoras a Diretora do CEDIM-RJ Enfermeira Fátima Santos, Deputada Estadual  Enfermeira Rejane e Leila Linhares Barsted, da CEPIA, representando o Comitê de Especialistas do MESECVI/OEA e a Comissão de Segurança da Mulher do CEDIM RJ.

Leila expôs sobre os dados da mortalidade materna no Brasil, o não cumprimento pelo Brasil das Recomendações do CEDAW ao condenar o do Estado Brasileiro pela morte de Alyne Pimentel, a tipificação pioneira de violência obstétrica na legislação da Venezuela e o trabalho do Comitê de Especialistas do MESECVI para a inclusão da violência obstétrica nas legislações dos demais países membro da OEA.

A Enfermeira Fátima Santos e a Deputada Estadual  Enfermeira Rejane  destacaram a  importância do papel da enfermagem no sistema de saúde e a necessidade da inclusão de representantes mulheres da enfermagem na equipe de transição.

A partir das conclusões desse Seminário o CEDIM elaborou uma Carta à Equipe de Transição manifestando sua preocupação com a mortalidade materna no Brasil, em especial de mulheres negras, por mortes evitáveis e que se constituem em violência obstétrica. Nessa Carta o CEDIM espera que o novo governo cumpra com as determinações da CEDAW quando da condenação do Brasil pela morte de Alyne Pimentel.

Acessa a Carta neste link