Nos dias 03 e 04 de outubro de 2012, a Cepia promoveu um workshop para debater o Projeto “Violência contra a mulher e acesso à justiça”, em parceria com a Fundação Ford, recebendo os coordenadores e pesquisadores das 5 capitais selecionados para a pesquisa: Porto Alegre, Salvador, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.
O objetivo deste Projeto é contribuir para a ampliação e o aperfeiçoamento do acesso à justiça pelas mulheres em situação de violência doméstica e familiar e risco social e a boa implementação da Lei Maria da Penha. O projeto pretende identificar os fatores que favorecem e/ou limitam o acesso à justiça para mulheres em situação de violência doméstica e familiar e risco social, identificar e avaliar as boas práticas e os obstáculos, oferecendo um quadro comparativo entre as diversas regiões do Brasil, e elaborar recomendações para o aprimoramento e ampliação do acesso das mulheres à justiça.
Estiveram presentes Wânia Pasinato (ccordenadora geral, SP), Fernando Barros Júnior (PE), Jacqueline Pitanguy (RJ), Leila Barsted (RJ), Mariana Barsted (RJ), Natalia Silveira de Carvalho (BA), Telma Rosenail (RJ), Terezinha Vergo (RS), Rosana Heringer (RJ).