No dia 02 de abril de 2012, a CEPIA promoveu um seminário de lançamento da publicação O Progresso das Mulheres no Brasil 2003-2010, organizado e publicado pela CEPIA e a ONU Mulheres, com o apoio do Programa Intergerencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia e do MDG-F. O lançamento ocorreu no Hotel Novo Mundo.
Essa publicação analisa a situação da mulher no período de 2003 a 2010 nas áreas do trabalho, da política, dos direitos civis e políticos, da violência, da educação, da saúde e direitos sexuais e reprodutivos, no ambiente rural e urbano. Analisa também a diversidade étnico-racial e traça percursos da ação de advocacy pelos direitos humanos das mulheres.
A mesa de abertura contou com as presenças de Leila Linhares Barsted e Jacqueline Pitanguy, Coordenadoras Executivas da CEPIA, e de Rebecca Tavares, representante da ONU Mulheres. Antes de iniciar os debates, a CEPIA prestou uma homenagem a saudosa professora Cristina Bruschini, cuja trajetória foi apresentada por Arlene Ricoldi, que com ela colaborou na produção do capítulo “Trabalho, Renda e Políticas Sociais: avanços e desafios”
Estiveram presentes na mesa de debates as autoras, renomadas especialistas, que participaram desse processo de atualização da publicação.
A CEPIA e a ONU Mulheres esperam que essa publicação represente um instrumento de conhecimento e de atuação política na promoção do Progresso das Mulheres no Brasil.
A publicação em forma digital está disponível no site da CEPIA e na versão impressa, que está sendo dirigida aos diversos movimentos e organizações da sociedade civil e instituições do Estado.