Encerramento da 1ª oficina de Participação Política para Mulheres

A CEPIA promoveu esta semana o encerramento da Oficina de Participação Política para as Mulheres, projeto desenvolvido em parceria com a organização internacional Women`s Learning Partnership for Development and Peace (WLP). De âmbito internacional este  projeto está sendo implementado em outros países, na perspectiva de ampliação efetiva da participação política das mulheres no mundo.

A Oficina de Participação Política teve como ponto de partida a tradução e adaptação do manual Liderando para a Ação: Manual de Participação Política para Mulheres, testado por meio de oficinas realizadas durante o período de 2 de fevereiro a 6 de abril de 2011. Encontros semanais foram realizados na sede da Cepia, reunindo um grupo de 12 mulheres formado por representantes  do Movimento de Mulheres de São Gonçalo, organizações de catadores de materiais recicláveis de Nilópolis e Caxias, Conselho Municipal da Mulher de Caxias e integrantes do Programa Estadual Mulheres da Paz.

Na oficina de encerramento, no dia  06 de abril, a Cepia teve a honra de receber a deputada Inês Pandeló, que expôs para as participantes as dificuldades que as mulheres enfrentam nos espaços de poder, apesar de muitas conquistas e avanços obtidos nas últimas décadas. Inês Pandeló encorajou a participação das mulheres nos espaços do Poder Público e em cargos de chefias, lutando por oportunidades iguais, inclusive salariais. “Trabalhamos pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, por entender que a verdadeira democracia precisa atender às diferenças e necessidades entre gêneros.”