Resolução do Conselho Diretor do

Global Fund for Women

6 de maio de 2005

Nós, do Conselho Diretor do Global Fund for Women, expressamos nossa solidariedade com as lutas das mulheres do Oriente Médio e do Norte da África. Após encontros com mulheres em nove países, nós aprofundamos nosso entendimento do complexo contexto social, econômico, político e histórico em que estas mulheres manifestam sua busca por justiça, equidade e paz. Reconhecemos tanto a adversidade das mulheres destas regiões como também reconhecemos que os obstáculos múltiplos que elas enfrentam desafiam soluções simplistas. Nós agradecemos nossas irmãs, grupos parceiros e conselheiros por sua liderança no avanço dos direitos humanos das mulheres e por sua generosidade em dividir sua expertise conosco.

Nós estamos profundamente preocupadas com a crescente militarização do Oriente Médio e do Norte da África e com o impacto que o conflito e a ocupação geram sobre as mulheres e suas famílias. Nós estamos alarmadas com a crescente divisão entre aqueles que se beneficiaram da globalização e a vasta maioria, principalmente mulheres e crianças, que lutam para sobreviver sem o acesso a serviços básicos, tais como educação, saúde e emprego. Reconhecemos que nesta região, assim como em muitas outras partes do mundo, as mulheres estão buscando os seus próprios caminhos para a liberdade e dignidade no meio de forças ressurgentes de extremismo, buscando seu desejo de expressar sua integridade e identidade cultural e seu compromisso de plena participação, como membros livres e iguais de suas famílias, sociedades e países. Como uma fundação doadora liderada e governada por mulheres ativistas do Brasil, Nigéria, Etiópia, Palestina, Nicarágua, Ucrânia, Filipinas, Hong Kong, Índia, Afeganistão, Países Baixos e Estados Unidos, estamos comprometidas com a expansão de nosso apoio a grupos de mulheres locais para o alcance de nossa visão em comum:

1. Decidimos aumentar nosso apoio financeiro a organizações de direitos das mulheres do Oriente Médio e do Norte da África.

2. Decidimos fortalecer os vínculos e as redes entre mulheres destas regiões e o movimento de mulheres em outras partes do mundo, especialmente no hemisfério Sul.

3. Decidimos fortalecer as vozes de mulheres à medida que elas dão maior visibilidade às complexas realidades políticas e econômicas de suas regiões e chamam a atenção para suas soluções criativas face as mais preocupantes questões.

Esta resolução demonstra nossa solidariedade com organizações de mulheres do Oriente Médio e do Norte da África a medida em que elas avançam em seus esforços para definir suas próprias identidades e seu próprio movimento em direção a participação plena e igualitária nas esferas privada e pública de suas vidas.

Resolução tomada em 6 de maio de 2005, pelo Conselho Diretor do Global Fund for Women, no Cairo, Egito. O Global Fund for Women é uma fundação doadora internacional que promove o avanço dos direitos das mulheres no mundo. Desde 1987, o Global Fund concedeu US$ 40 milhões para organizações de direitos das mulheres em 161 países. O Global Fund é apoiado por contribuintes individuais e fundações privadas e não aceita apoio governamental de nenhum tipo.

Outras notícias