Na qualidade de Presidente do Conselho Diretor do Global Fund for Women Jacqueline Pitanguy participou em Maio de reuniões com grupos de mulheres na Turquia e no Egito, tendo visitado também grupos de mulheres curdas em Dyarbakir, cidade proxima à fronteira com o Iraque. Na Turquia tem havido avanços significativos no sentido de assegurar a igualdade de gênero no novo codigo civil, para o qual os grupos de mulheres desenvolveram intenso trabalho de advocacy. Um novo codigo penal deverá ser votado ainda este ano, trazendo também avanços importantes neste area. Apesar de que cerca de 98% da população é muçulmana a Turquia é um estado laico com absoluta separação entre Estado e religião.
No Egito a mulher ainda enfrenta obstáculos significativos ocupando todavia uma situação de precariedade para o exercício pleno de seus direitos de cidadania. Há entretanto avanços significativos com propostas de mudanças no código civil, dentre as quais a retirada da imposição de permissão do marido para que uma mulher casada tenha passaporte.

Jacqueline Pitanguy (diretora da CEPIA e Presidente do Conselho Dietor do Global Fund for Woman), Kavita Ramdas (Presidente do Global Fund for Woman) e Iman Bibars (Presidente da Associação para o Desenvolvimento da Mulher Egipcia) em conferência de imprensa no Cairo.