A CEPIA promoveu, em parceria com a ong CFEMEA e com o apoio do Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNFPA), no Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 21 de setembro, o encontro Novos Desafios da Responsabilidade Política.
FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL NAS AMÉRICAS
Novos desafios da responsabilidade política
19, 20 e 21 de setembro de 2003
Hotel Glória, Rio de Janeiro, Brasil
Gravidez indesejada, violência contra a mulher e AIDS em discussão
A CEPIA promoveu, em parceria com a ong CFEMEA e com o apoio do Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNFPA), no Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 21 de setembro, o encontro Novos Desafios da Responsabilidade Política. Com a participação de parlamentares, gestores públicos, profissionais da área de saúde e representantes da sociedade organizada, o evento discutiu três temas básicos: gravidez indesejada, violência contra a mulher e AIDS.
O encontro foi o primeiro do gênero a acontecer no país e segue a agenda do Fórum da Sociedade Civil nas Américas, que realizou em 2001, em Buenos Aires, evento similar. “Na Argentina, recebemos avaliação muito positiva. Isso nos estimulou a realizar outras reuniões, de cunho nacional, sobre os mesmos temas de fundamental importância na agenda social e política dos países latino-americanos”, diz a diretora da CEPIA e diretora-executiva do Fórum da Sociedade Civil nas Américas, Jaqueline Pitanguy.
Nos três dias de discussões, no Hotel Glória, foi divulgado em primeira mão o resultado da pesquisa sobre aborto no Brasil realizada pela Comissão de Cidadania e Reprodução (CCR) e o IBOPE, que entrevistou duas mil pessoas em todo o país e constatou que 63% da população não querem que a lei retroceda a ponto de proibir o aborto em qualquer caso. Além disso, 41% dos entrevistados declararam estar a par desta discussão e não fizeram menção à religião como fator relevante na hora de declararem ser a favor ou contra o aborto.
O encontro aconteceu uma semana antes do dia 28, data latino-americana de luta a favor da descriminalização do aborto.
Participaram do encontro a Dra. Marisela Padrón-Quero, da Divisão para América Latina e o Caribe no UNFPA, parlamentares do Congresso Nacional, como as Deputadas Jandira Feghali (PC do B/RJ), Telma de Souza (PT/SP) e a Senadora Fátima Cleide (PT/RR) além de Deputados e Deputadas Estaduais do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás e Santa Catarina. O evento também foi prestigiado por três Ministras de Estado: Benedita da Silva, da Assistência e Promoção Social, Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Emília Fernandes, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.