Os Cadernos Fórum Civil são uma publicação do Fórum da Sociedade Civil nas Américas. Neles são publicados resultados de estudos, seminários e de outras iniciativas de organizações integrantes deste Fórum. O Fórum nasce em uma reunião realizada no Rio de Janeiro, em setembro de 1997, congregando representantes de organizações da sociedade civil provenientes de diversos países do continente e de múltiplos setores como meio ambiente, saúde, gênero, direitos humanos, desenvolvimento, educação.

A publicação do estudo Breve Panorama das Políticas Sociais Compensatórias no Mercosul inicia de maneira exemplar a proposta editorial do Fórum da Sociedade Civil nas Américas. O tema e a abordagem propostos representam, através de diferentes características, um conjunto de objetivos e atividades que este Fórum, ainda jovem, propôs-se a realizar. Existe uma questão presente ao longo do estudo que ora publicamos1 : quais são os direitos mínimos a serem garantidos a todo e qualquer cidadão, independente de sua inserção sócio-ocupacional? As várias respostas a esta pergunta remetem-nos para disputas políticas já seculares, que envolvem questões cruciais que vão desde a responsabilidade do Estado para com os cidadãos até a representação mais subjetiva do que se define como natureza humana.

As organizações integrantes do Fórum da Sociedade Civil nas Américas esperam, com este trabalho, fornecer uma contribuição efetiva que deve ser aprofundada e quem sabe servir de modelo para estudos semelhantes que poderão vir a ser desenvolvidos ao nível de outros processos de integração sub-regionais no continente americano. Sem dúvida será de extrema utilidade para o processo de articulação e intervenção política das organizações da sociedade civil nas Américas a realização de estudos comparativos sobre políticas sociais, promoção e garantia de direitos e outros temas afins numa perspectiva regional.

Coordenação editorial: Jacqueline Pitanguy e Rosana Heringer

ANO 1, N. 1

Ano de publicação: 1999

Políticas sociais compensatórias no Mercosul – Cadernos do Fórum Civil

 

Relacionados