Curso Gênero, Corpo e Enfermagem

Detalhes

A primeira edição do curso aconteceu de 10 de março a 9 de junho de 1999 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Resultado de uma parceria entre a CEPIA e a Uerj, o curso foi direcionado para alunos de graduação em Enfermagem.

O curso foi coordenado pela diretora da CEPIA Jacqueline Pitanguy, pela enfermeira e assessora da CEPIA, Ruth Mesquita, e pela enfermeira e professora do Departamento Materno-Infantil da escola Jane Progianti. Integrou o corpo docente uma equipe multidisciplinar de profissionais em áreas distintas que vão da antropologia à área jurídica.

Composto de 30 horas/aula, foi divido em três módulos. O primeiro módulo apresentou os temas: profissionalização da enfermagem, criação das escolas e globalização e a enfermagem – perspectivas para o século XXI. Ética, bioética e direitos humanos foram os temas do segundo módulo. O terceiro e último módulo discutiu sexualidade, gênero e poder, políticas públicas de saúde reprodutiva e movimentos sociais. Os alunos realizaram ainda seminários de avaliação ao final de cada um dos módulos.

Relacionados