Feminismos contemporâneos – diálogo latino americano

Detalhes

  • Categorias

O projeto, iniciado em 2018, se propõe a fortalecer a comunicação entre organizações feministas latino americanas a partir de uma iniciativa regional de troca de conhecimentos e experiências, levantando questões ligadas a violência de gênero, direitos sexuais e reprodutivos, racismo e participação política nos diferentes contextos nacionais.

Um dos fenômenos mais importantes das últimas décadas tem sido o papel desempenhado pelas redes e organizações feministas na ampliação do debate democrático, com a perspectiva de gênero e raça, com as demais interseccionalidades, incorporando novas dimensões de cidadania. Essas redes e organizações desempenharam também importante papel nas conferências das Nações Unidas, na década de 90, e se empenham na implementação dos instrumentos internacionais de direitos humanos em seus países, através de diferentes ações.

No contexto atual de retrocessos nos direitos humanos das mulheres, com o fortalecimento em diversos países da América Latina de correntes políticas religiosas conservadoras, faz-se, mais do que nunca, necessário fortalecer a articulação e o diálogo entre organizações feministas latino americanas.

O projeto conta com a participação de organizações da Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai que contribuem com informações, estudos e entrevistas sobre a situação das mulheres e o ativismo feminista em cada um desses países. Conta, também, com   acervo de boletins, informes e artigos de outros países da América do Sul, incluindo Colômbia, Equador, Uruguai, Peru, entre outros.

Esse acervo pode ser acessado em nossa Biblioteca pelo link:

https://cepia.org.br/pt/biblioteca/feminismo-latinoamericano/

 

Relacionados