No dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi realizado, no Rio de Janeiro, o seminário Panorama da criança e do adolescente em situação de violência no Rio de Janeiro. O evento, realizado na sede da OAB RJ, contou com a participação de mais de 200 pessoas, em especial profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, entre defensores públicos, juizes, o secretário de estado de Assistência Social e Direitos Humanos, representantes do Ministério Público, CONANDA, FEPETI, além de técnicos das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos  e de Saúde, dentre outras instituições.

A CEPIA, representada por Jacqueline Pitanguy realizou a exposição de abertura Violência contra crianças e adolescentes e feminismo, abordando o papel politico que os movimentos de mulheres tiveram na defesa dos direitos humanos no Brasil durante o processo constituinte e atualmente.  

Em seguida foi realizada apresentação sobre cada um dos seis eixos do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes a fim de subsidiar a revisão do Plano Municipal que terá inicio nos próximos meses. Os eixos são Prevenção, Atenção, Defesa e Responsabilização, Comunicação e Mobilização Social, Participação e Protagonismo e Estudos e Pesquisas. Este último eixo foi apresentado por Andrea Romani, da CEPIA.

Para conhecer o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes acesse a biblioteca da Cepia/Outras publicações.

 

Outras notícias