Os jovens devem ter papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, atuando na proposição e monitoramento de políticas e leis que assegurem os seus direitos.
Esse programa visa estimular o protagonismo da juventude, em especial daqueles em situação de maior vulnerabilidade social. As atividades de formação incluem oficinas e seminários sobre temas relacionados aos direitos humanos dos adolescentes e jovens; desenvolvimento de pesquisas e construção de parcerias com órgãos governamentais, instituições acadêmicas, escolas públicas e movimentos sociais que trabalham com esse público.
O programa também investe em tecnologias digitais como vídeos, digital story tellings e a funpage Partiu papo Reto, para sensibilizar os jovens a partir de instrumentos por eles amplamente utilizados. De forma colaborativa com esse publico a CEPIA desenvolveu o app Partiu Papo Reto sobre direitos e saúde sexual e reprodutiva.
Com esse programa a CEPIA tem estabelecido parcerias e articulações com movimentos de jovens, escolas públicas, universidades e instituições e serviços voltados para esse público, em especial com o RAP da Saúde, programa da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.