CEPIA realizou o V Curso do Programa Internacional de Formação e Capacitação em Direitos Humanos das Mulheres na Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil/RJ durante o período de 10 a 14 de novembro de 2008.

A V Edição do Curso foi realizada pela CEPIA com o apoio da Fundação OAK e em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), a Escola Superior de Advocacia (ESA), e a Comissão Permanente de Mulheres Advogadas (CPMA), no período de 10 a 14 de novembro de 2008.

O curso contou com a participação de 30 alunas, de diferentes formações e áreas de atuação, incluindo advogadas, algumas delas atuando diretamente no campo da violência contra a mulher; médicas e enfermeiras da rede pública de saúde e profissionais da área de serviço social, muitas das quais trabalham em coordenadorias e secretarias de políticas para as mulheres. Contou, também, com profissionais de diversas instituições do terceiro setor.

Com o objetivo de estreitar o diálogo com países africanos de língua portuguesa a CEPIA convidou também profissionais de Angola, Cabo Verde e Moçambique que, além de acompanharem o curso, ministraram palestras sobre direitos humanos, direitos das mulheres, bem como sobre a questão do HIV/AIDS em seus respectivos países.

O Programa foi estruturado em módulos, ministrados por um grupo de renomados professores que abordarem as seguintes temáticas: Contexto Internacional dos Direitos Humanos; Contexto Legal e Direitos Humanos: Angola, Cabo Verde e Moçambique; Contexto Legal e Direitos Humanos: Brasil; Relações Étnico-Raciais; Violência e Acesso à Justiça; Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; sexualidade e Saúde; HIV/AIDS África: Contexto em Angola, Cabo Verde e Moçambique e Estratégias de Advocacy.

Veja Folder do curso abaixo:

Outras notícias