A violência contra as mulheres é um fenômeno complexo, multidimensional, universal. Raça e etnia, classe social identidade sexual dentre outras condições aumentam o grau de vulnerabilidade das mulheres em situação de violência.
Esse programa inclui a formação de profissionais das áreas de segurança e justiça, bem como as próprias mulheres; ações de advocacy por leis e políticas públicas e pelo acesso a justiça; monitoramento da efetividade da Lei Maria da Penha e da Lei do Feminicidio; realização de pesquisas; elaboração de curso sobre a lei Maria da Penha para telefone móvel; produção e disseminação de conhecimento e informações em redes sociais e na grande imprensa; participação em comissões e fóruns nacionais e internacionais voltados para a luta contra a violência de gênero.
Com esse programa a CEPIA tem estabelecido parcerias e articulações com movimentos e organizações feministas, com instituições da justiça e da segurança, universidades e redes de atenção as mulheres em situação de violência.