A CEPIA, a convite da Secretaria da Mulher da Prefeitura de Niterói, ministrou duas aulas do curso ODS5: perspectivas de gênero para a gestão pública e social organizado por esta Secretaria. O Curso teve por objetivo capacitar servidores e servidoras das cidades membros da Rede Mercocidades, importante plataforma à nível regional composta por 380 cidades de 11 países da América Latina.
As aulas Gerando renda promovendo autonomia: mulheres que transformam suas realidades e Mulheres líderes: transformando nossas realidades a partir da liderança foram facilitadas por Andrea Romani e Mariana Barsted que combinaram momentos expositivos e debates com leitura de sessões dos Manuais da Women’s Learning Partnership : Liderando para a ação: manual de participação política para mulheres e Fomentando a tomada de Decisões: manual de treinamento para a liderança das mulheres.
As aulas trouxeram reflexões sobre o trabalho produtivo e o trabalho reprodutivo, as barreiras que as mulheres enfrentam tanto no espaço privado, como o trabalho do cuidado invisibilizado, quanto no espaço público, como assédio no espaço do trabalho, para alcançar maior autonomia econômica. Abordaram também a importância de maior representatividade das mulheres em espaços de tomada de decisão e liderança. Para compartilharem experiências concretas de como o exercício da liderança e a autonomia econômica caminham de mãos dadas, a CEPIA convidou Amanda Amorim Lopez do Panamá para partilhar experiência de empoderamento de mulheres de comunidade marginalizada na cidade do Panamá, e Daniela Lopes trazendo experiência com mulheres da baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, de mobilização e fortalecimento a partir de pautas territoriais e de tecnologias sociais populares desenvolvidas por mulheres incluindo, cozinhas solidárias.