Para refletir sobre o dia internacional das mulheres (8 de março), tivemos uma programação especialmente pensada junto com as instituições parceiras: RAP da Saúde, Instituto Cultura Urbana e Escola Municipal Orlando Villas Boas (EMOVB).
Duas turmas de 8º ano da EMOVB, reunindo em torno de 60 estudantes, participaram do circuito de atividades de diferentes linguagens e áreas: arte, esporte e saúde. Essas atividades geraram muitas reflexões sobre o lugar de meninas e mulheres na sociedade, a relação entre raça e gênero, novos conhecimentos sobre relações sociais e a importância de atuações empáticas e em rede.
As alunas e os alunos aproveitaram bastante se mostrando participativas(os) e muito interessadas(os) nas diferentes formas propostas pela CEPIA e parceiras na abordagem dos temas, como a produção de máscaras, como forma de artivismo, atividades esportivas para debater relações de poder. Alguns meninos, inclusive, registraram que é muito importante tratar questões sobre igualdade de gênero na escola e compartilharam não conhecer as histórias de mulheres marcantes na história da sociedade.
As trocas foram muito positivas e o encerramento contou com um momento de confraternização com um lanche.
Para saber mais do encontro acesse aqui.