O Espaço Cultural ABU e o grupo Terceira Margem realizaram no dia 26 de março, a leitura teatralizada do conto Bar, de Ivan Ângelo, que trata do tema de estupro coletivo contra uma jovem em um bar.

Depois da apresentação foi realizada uma roda de conversa com Leila Linhares Barsted que destacou a importância de debater esse tema no momento em que dois famosos jogadores de futebol brasileiros estão sendo julgados e condenados por estupro na Itália e na Espanha. Leila lembrou do avanço da legislação da Espanha com a criação de um Protocolo visa que combater agressões sexuais e violência contra as mulheres em espaços como boates e bares, parte da Campanha “No Callem”.

Leila também apresentou dados mais recentes de violência sexual, em sua grande maioria praticados contra crianças e adolescentes no Brasil, e Protocolo brasileiro para atender mulheres vítimas de violência sexual ou assédio em boates, bares, restaurantes e outros espaços de lazer, conhecido como Protocolo Não é Não, que prevê que os estabelecimentos deverão manter pessoal treinado para agir em caso de denúncia de violência ou assédio a mulher, inclusive para preservação de provas, e disponibilizar recursos para que a denunciante possa acionar a polícia ou regressar ao lar de forma segura. Também deverão manter serviço de filmagem interna e externa, e divulgar informações sobre o Protocolo, em local visível, com telefone para acesso imediato pelas vítimas. O estabelecimento que não implantar o protocolo ficará sujeito a multa.

Outras notícias