A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/RJ, através da sua Comissão de Direito de Família, realizou, no dia 25 de março, o Seminário presencial para apresentar e debater o Documentário Lobby do Batom. O documentário trata do movimento que mudou a condição de vida das mulheres no Brasil durante o processo de transição da ditadura militar para a democracia, com a formação da Assembleia Nacional Constituinte, onde as mulheres foram em busca dos seus direitos em um dos primeiros grandes movimentos feministas no Brasil.

Chamado de Lobby do Batom, impulsionou a criação do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e lançou a urgência do reconhecimento dos direitos da mulheres com o slogan ‘Constituinte para valer tem que ter palavra de mulher’, que resultou  na aprovação de uma Constituição mais democrática e inclusiva para as brasileiras em 1988.

O documentário foi realizado pela diretora Gabriela Gastal, a roteirista Christiana Albuquerque e a produtora Renata Fraga. Participaram como expositoras nesse Seminário a advogada Leila Linhares Barsted, que à época também atuava na OAB Mulher, e a economista Hildete Pereira de Mello que fizeram parte desse grande movimento de mulheres no processo Constituinte.

Assista a íntegra do evento neste link.