Ao longo dos dias 11 a 22 de março ocorreu a  68ª sessão anual da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW68), principal encontro das Nações Unidas sobre igualdade de gênero e empoderamento de mulheres.  A cada sessão é eleito um tema prioritário. Esse ano o tema foi  “Acelerando a conquista da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, abordando a pobreza e fortalecendo instituições e financiamento com uma perspectiva de gênero”.

Além dos encontros oficiais com a presença das delegações dos vários países  em negociação para o documento final resultante do encontro, ocorreram diversos eventos paralelos.  A CEPIA, representada por Andrea Romani, teve a oportunidade de acompanhar diversas atividades.

O documento final do encontro, ainda que não tenha alcançado avanços muito significativos em alguns campos como os direitos sexuais e reprodutivos e tributações globais e o trabalho do cuidado,  se constitui  em importante instrumento de defesa dos direitos humanos das mulheres que pode ser utilizado internamente, uma vez que se  tratam de acordos assumidos pelo governo brasileiro. Acesse aqui a versão em inglês do documento.