A advogada carioca Leila Linhares Barsted é figura central no enfrentamento à violência contra as mulheres brasileiras. Integrante do Consórcio Lei Maria da Penha, foi uma das responsáveis por redigir o projeto de lei daquela que se tornaria uma das legislações mais avançadas do mundo no combate à violência doméstica. Ela recebeu, em 2023, o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós, da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, reconhecendo quatro décadas de atuação no movimento feminista brasileiro.
Leila faz uma escuta atenta das novas gerações de feministas ao mesmo tempo em que assume o compromisso de “não se aposentar” de sua extensa luta. Como integrante do Comitê de Peritas do Mecanismo de Seguimento da Convenção de Belém do Pará (MESECVI), da Organização dos Estados Americanos, participou em novembro da 20ª Reunião do Comitê de Peritos (CEVI), debatendo questões relevantes para a vida das mulheres.
Em entrevista, Leila comenta o que foi discutido no encontro, fala sobre a importância do Consórcio Lei Maria da Penha e sobre uma trajetória comprometida com os direitos das mulheres brasileiras.
👉 Confira a entrevista completa em bit.ly/Leila_Barsted