Na segunda semana de novembro ocorreu, em Santiago do Chile, a Quinta Reunião da Mesa Diretiva da Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento, sediada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). O encontro reuniu representantes de governos, instituições internacionais, instituições acadêmicas e sociedade civil, com uma forte presença de movimentos feministas da região. À ocasião foi também celebrado o X aniversário do Consenso de Montevidéu, documento intergovernamental sobre população e desenvolvimento mais importante da América Latina e do Caribe.
Jacqueline Pitanguy, juntamente com Richarlls Martins, da REBRAPD e associado da CEPIA integraram a delegação do Brasil, chefiada por Claudia Barbosa, diretora do departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais do Ministério das Relações Exteriores.
Andrea Romani e Mariana Barsted também estiveram presentes no encontro, representando a CEPIA juntamente com representantes de outras organizações da sociedade civil e participaram de reuniões sobre a construção da Declaração Política: 10 anos do Consenso de Montevidéu.
A posição da delegação do Brasil foi aclamada diversas vezes ao afirmar que o Brasil está de volta ao cenário das Nações Unidas e dos foros multilaterais e que o atual governo apoia integralmente o Consenso de Montevidéu.