O Conselho Estadual dos Diretos da Mulher do Rio de Janeiro (CEDIM/RJ) exibiu no dia 21 de dezembro, o documentário “Eu Sou Nair Jane – A Luta das Trabalhadoras Domésticas”, produzido pelo CEDIM/RJ em homenagem a esta importante representante da categoria. Leila Linhares Barsted representou a CEPIA nessa homenagem.

Trabalhadora doméstica aposentada e sindicalista ainda em atividade. Mulher negra, babá desde os noves anos, cuja história de vida reflete a de milhares de outras domésticas.

Nair se vinculou à Juventude Operária Católica (JOC), nos anos 1960, e tornou-se presidenta da Associação Profissional das Empregadas Domésticas do Rio de Janeiro. No início da década de 1970, participando de sua transformação em sindicato, do qual se tornaria a primeira presidenta, em 1988.

Nair participou da formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), foi uma das fundadoras da Confederação Latino-Americana e do Caribe das Trabalhadoras Domésticas, em 1988, e do sindicato da categoria na Baixada Fluminense.

Nair Jane foi uma das interlocutoras na Constituição de 1988, junto com a companheira Lenira Maria de Carvalho, ambas estiveram com o deputado Ulisses Guimarães para lhe entregar as pautas das trabalhadoras domésticas.

Em 2003, recebeu o Prêmio Bertha Lutz, do Senado Federal, e em 2019 foi homenageada com o “Diploma Mulher-Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro”, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Nair Jane faz parte da Assembleia de Associada da CEPIA e é uma liderança da democracia brasileira!