Este é o título do artigo de Leila Linhares Barsted no livro Religião e Democracia na Europa e no Brasil, organizado por Bernardo Sorj e Sérgio Fausto, e lançado neste ano de 2022 pela Fundação Fernando Henrique Cardoso.

O livro traz ao debate público as relações entre religião e democracia, a partir de três temas: educação, direitos reprodutivos e liberdade religiosa, com textos sobre a Europa e o Brasil.

Leila Linhares Barsted, no artigo FAMÍLIA, SEXUALIDADE E REPRODUÇÃO UM CAMPO EM DISPUTA busca analisar as configurações sobre família, sexualidade e reprodução no Brasil a partir dos discursos do Estado e dos discursos religiosos em diferentes contextos históricos. Estado e igreja se articulam ou se distanciam na produção de normas de conduta e de valores hegemônicos que dizem respeito não só ao controle dos corpos mas, também, ao controle do patrimônio, controle do poder político e do poder simbólico. As normas e valores religiosos atuam como instâncias de regulação e como mecanismos pedagógicos produzindo sentimentos comuns, mesmo que esses sentimentos e valores entrem em contradição com as práticas dos indivíduos e dos grupos na sociedade.

Acesse a publicação Religiao_e_Democracia_na_Europa_e_no_Brasil (1) que também pode ser acessada na biblioteca virtual da CEPIA.