De 11 a 13 de outubro ocorreu o VII Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra – Uma visão transdisciplinar.

Mariana Barsted esteve presente no simpósio Acesso à justiça e respostas jurídico-institucionais no enfrentamento à violência contra as mulheres a partir de uma perspectiva interseccional, coordenado por Priscila Coelho e Maurício Buosi Lemes, apresentando a pesquisa Estereótipos de gênero: reflexo no Poder Judiciário e no Direito das Famílias.

Mariana reflete sobre como os valores morais podem estar imbricados nas atuações e decisões nas varas de família, persistindo como violência simbólica e fática contra as mulheres e com sérios e profundos impactos em suas vidas. Apesar do avanço no campo dos direitos humanos das mulheres, a cultura hierárquica de dominação, resiste, sendo de fundamental importância a educação para a igualdade, políticas públicas que visem uma situação equitativa no mundo social, para que se possa transformar a cultura, reescrever a história e caminhar para uma cultura de igualdade, dignidade e respeito a todas as pessoas.

Para saber sobre os temas debatidos no Congresso acesse o link