A CEPIA, em parceria com a Women’s Learning Partnership (WLP), deu início a 10a edição da Formação de Facilitadoras. Os encontros ocorrem online nos dias 25 e 27 de julho e 01 e 03 de agosto, reunindo um grupo de mulheres de diversas áreas de atuação, de vários estados brasileiros, além de participantes de Angola e Moçambique.

Diante dos constantes ataques à democracia que testemunhamos no Brasil e ameaças a ativistas e defensoras dos direitos humanos das mulheres esse ano a formação tem como tema Formação de Facilitadoras: empoderamento de mulheres e reflexões sobre democracia e se pauta em um dos Manuais produzidos pela WLP, recentemente adaptado e traduzido pela CEPIA,  Além da Igualdade: manual para defensoras(es) dos direitos humanos. 

Pautada em uma proposta de empoderamento continuado e fortalecimento de redes, também esse ano a equipe da CEPIA contou com o apoio de Daniela Lopes na coordenação da formação, que  já atuou como participante e facilitadora em edições anteriores. Daniela é atriz e integrante do Fórum Municipal do Direito da Mulher de Duque de Caxias. Convidamos também participantes da edição passada da Formação para facilitarem algumas atividades.

No dia 27 de  julho o encontro contou com exposições de Fernanda Vicari membra fundadora do Coletivo Feminista Helen Keller de Mulheres com Deficiência e ex participante da Formação que trouxe a sua experiencia de trabalho em rede para uma luta anti capacitista e em defesa de mulheres com deficiência.  Jacqueline Pitanguy da CEPIA também esteve nesse dia abordando  a questão da advocacy,  trazendo a sua experiência quando presidenta do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher no período constituinte. 

Os encontros seguem em agosto nos dias 01 e 03.

 

Outras notícias