No dia 15 de junho o FEPETI/RJ, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro, e em articulação com o CMDCA-RIO e demais organizações realizou evento no Museu do Amanhã em alusão ao dia 12 de junho, Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.  A CEPIA , que integra o FEPETI/RJ, esteve presente representada por Andrea Romani

O encontro teve como tema central a “proteção social e o trabalho infantil” e  contou com dois painéis – proteção social e trabalho infantil: desafios e mobilizações e  Mobilização e registros de experiências no combate ao trabalho infantil no estado do Rio de Janeiro, além de atividades culturais.

Participantes alertaram para os dados crescentes de trabalho infantil e a importância de não naturalizar essa situação.  Felipe Cunha, jovem ativista e estudante de direitos,  ex- vítima de trabalho infantil, em sua exposição comenta:  “Quantas potencias já perdemos pro trabalho infantil em nosso país? Quantas pessoas que não podem sonhar?

Pesquisa da Fundação Abrinq alerta para a presença de   1,3 milhão de adolescentes em situação de trabalho infantil, 66,4% são meninos e 33,6% meninas.

Outras notícias