No dia 19 de abril,  dia dos povos indígenas, convidamos Ellen Acioli, indígena da etnia Sateré Mawé, feminista, conservacionista e ativista climática para responder a pergunta:

Quais são as estratégias adotadas pelas mulheres indígenas para evitar a degradação ambiental dos recursos naturais na Amazônia?

“O Brasil é um dos países que mais emite Gases de Efeito Estufa (GEE) por causa de desmatamento atrelado as atividades de agropecuária, cultivo de grãos, mineração. Essas atividades são incentivadas pelo atual governo federal. Portanto, é estratégico ocupar espaços de tomada de decisão – onde estão deliberando sobre o uso de nossos territorios. E nesse sentido foi lançada a Bancada do Cocar formada por mulheres indígenas que defenderão no Câmara de Deputados uma agenda socioambiental que reflete as demandas de quem esta em campo.
Mais importante que pensar em novas políticas nesse momento  é preciso barrar os projetos de leis como PL 490/2007 e PL 191/2020 que retrocedem em direitos já garantidos. Além de implementar as politicas que ja existem de forma efetiva, por exemplo, homologar territórios indígenas.”