Assistimos a ataques permanentes à democracia em vários países da América Latina, com impactos diretos sobre os direitos humanos das mulheres. Esse contexto se intensificou com a crise sanitária e social da Covid-19. Por outro lado, temos exemplos muito positivos de mobilização de organizações da sociedade civil, com forte presença de movimentos de mulheres, em busca de novas formas de resistência e avanço.

Apesar de diferenças geográficas, culturais e econômicas entre os países da região, temos muitos elementos que nos unem e muito a compartilhar. A nossa capacidade de resistência é mais eficaz se o fizermos juntas, respeitando as nossas especificidades e contextos, mas caminhando na  construção de pontes e diálogos.

Dessa certeza surgiu a ideia do encontro Diálogos Latino-Americanos pela Democracia e os Direitos Humanos das Mulheres, realizado pela CEPIA, em parceria com a rede internacional Women’s Learning Partnership (WLP).

O encontro realizado no dia 6 de dezembro contou com representantes de organizações da Argentina, Bolívia, Chile, Peru, México, além do Brasil. A partir de exposições de cada uma das participantes se montou um breve panorama dos principais desafios e oportunidades identificados na região em relação aos direitos humanos das mulheres.