A Women’s Learning Partnership (WLP), rede internacional de organizações de mulheres do Sul Global, reuniu nos dias 08 e 09 de setembro representantes de suas organizações parceiras. O encontro contou com participantes de organizações de Marrocos, Moçambique, Turquia, Mauritania, Senegal, Malásia, Kiziquistão, Egito, Brasil dentre outras.

Cada uma das organizações apresentou  avanços e desafios  na defesa dos direitos humanos de meninas e mulheres em cada região.  Andrea Romani, representando a CEPIA que integra a Rede, trouxe o olhar do Brasil alertando para retrocessos em politicas públicas, mas apontando também um fortalecimento de redes e ações colaborativas em defesa da democracia e dos direitos humanos.  Jacqueline Pitanguy que integra o Conselho Diretor da WLP sistematizou as apresentações de cada uma das organizações reforçando especificidades e similaridades enfrentadas por cada uma das organizações na defesa dos direitos das mulheres de países com realidades políticas e culturais muito diversas.

Um dos momentos muito importantes e comoventes do encontro foi a participação de uma liderança Afegã compartilhando suas impressões, temores e análises sobre o fortalecimento dos Talibãs no país e a saída dos Estados Unidos.

Outras notícias