Com base em dados alarmantes sobre gravidez precoce de adolescentes muito jovens, sendo diversas vezes associada à violência sexual, a CEPIA desenvolveu a Campanha “A Maternidade Pode Esperar”. 

O intuito da campanha é fortalecer a autoestima das meninas através da ideia de “planos de vida”; oferecer informações confiáveis sobre serviços e redes de proteção chamando a atenção especialmente, para o papel da família e da escola na promoção de uma educação não sexista, de valorização das potencialidades das adolescentes e na prevenção, identificação e notificação de situações de abuso sexual; contribuindo, assim, para que a vivência da maternidade seja uma escolha consciente, livre de coerção,  podendo fazer parte ou não de um projeto futuro.

A Campanha visa também alertar para a importância da autonomia sexual e reprodutiva por meio do acesso à educação sexual, conhecimento de seus corpos e exercício de sua sexualidade de forma informada, prazesora e responsável.

A construção dessa campanha contou com levantamentos de dados, pesquisas e diálogos com meninas e jovens mulheres que foram mães durante a adolescência, através de rodas de conversa e grupos focais, bem como com adolescentes que ainda não vivenciaram a maternidade. A campanha também contou com meninos e jovens pais que contribuíram com seus olhares sobre  a paternidade. 

 

Outras notícias