“Ele abriu minha cabeça, meu supercílio, quebrou meu braço. Fui na delegacia oito vezes. Ele dizia: ‘Pode ir, não vai dar em nada. Eu pago uma cesta básica e posso continuar batendo.’ E foi exatamente o que aconteceu.”

No próximo sábado, 07/08, faz 15 anos que relatos como esse se tornaram menos frequentes na vida das mulheres do Brasil, graças à promulgação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). Para marcar a data, a CEPIA (Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação) e o programa “Viva Maria”, da Rádio Nacional, vão lançar a série de podcasts “As Notáveis da Lei”, que homenageia as feministas que deram início à articulação da mais importante ferramenta jurídica para o enfrentamento da violência doméstica no Brasil.

A jornalista e apresentadora Mara Régia produziu várias entrevistas com as mulheres que estiveram à frente da discussão dos 46 artigos da Lei Maria da Penha. Durante todo o mês, a série – batizada devido ao notável saber jurídico dessas ativistas – vai ao ar no YouTube da Cepia (www.youtube.com/cepiacidadania) e no site do programa ( www.radios.ebc.com.br/viva-maria)

Não deixe de conferir o primeiro programa, com a advogada, professora, escritora, fundadora e uma das coordenadoras da CEPIA, Leila Linhares Barsted, defensora incansável dos direitos humanos das mulheres na lei e na vida!

     

     

Outras notícias