O Curso de Extensão Abordagens dos Direitos Humanos em Saúde, promovido pelo IESC/UFRJ e que contou com a parceria da CEPIA, ofereceu sua última aula no dia 27 de julho, fechando um ciclo de palestras, rodas de conversas, estudos de casos, envolvendo estudantes de todo o país e de diversas disciplinas.

No dia 6 de julho Jacqueline Pitanguy e Leila Barsted falaram, respectivamente, sobre a configuração do novo paradigma da saúde como um direito humano e sobre leis e políticas nacionais no campo da saúde reprodutiva.

No encerramento do curso o Professor Richard Parker falou sobre a nova arquitetura da saúde global no século XXI e a complexidade de interesses e atores que caracterizam esta arquitetura. A Professora Miriam Ventura apresentou uma memória do curso, ressaltando temas, categorias sociais, pesquisas apresentadas e debatidas nas várias aulas. Jacqueline Pitanguy acompanhou as diversas sessões do curso e em seu encerramento ressaltou a sua qualidade e agradeceu a oportunidade da CEPIA ter atuado como parceira nesta relevante iniciativa.