A CEPIA inicia o ano de 2021 com o lançamento do Manual Habilidades para a Vida: Competências Psicossociais para Adolescentes e Jovens Protagonistas.

Este Manual foi elaborado a partir de estudos e de aprendizagens resultantes de oficinas realizadas pela CEPIA ao longo do ano de 2020 envolvendo adolescentes, jovens e profissionais da educação.

Esperamos que contribua na instrumentalização dos mais diversos atores sociais como adolescentes, educadoras(es), familiares e líderes comunitárias(os), a trabalhar no combate às violências, ao racismo, às desigualdades de gênero, e também, para a promoção do protagonismo jovem e o empoderamento de meninas e meninos, permitindo-lhes a construção de seus projetos de vida. Esperamos ainda que, no contexto de isolamento imposto pela Covid-19 e de necessidade de muita resiliência,  as 10 habilidades apresentadas ao longo do Manual possam contribuir para melhor respondermos aos desafios e oportunidades impostos.

Este Manual é o terceiro de uma série de três volumes, lançados em 2020: Manual de Ideias e Atividades: Metodologia Ativa para o Trabalho com Adolescentes e Jovens e Manual de Ferramentas Criativas:Atividades sobre Puberdade. 

A CEPIA se baseou nas 10 Habilidades para a Vida elencadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como fundamentais na promoção de saúde mental de crianças e adolescentes e para o seu pleno desenvolvimento.

Acesse aqui a publicação