Em 15 de setembro ocorreu o encerramento do Modulo 1 do Projeto Compartilhando conhecimentos, fortalecendo diálogos no contexto da Covid-19, parceria da CEPIA com a Secretaria de Educação, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). O encontro que teve como foco Estratégias na retomada: parcerias, criatividade e oportunidades reuniu 48 participantes, incluindo representantes das secretarias de educação, saúde e assistência social e direitos humanos. Nesse encontro, foi apresentado um apanhado de conselhos propostos pelas(os) próprias(os) participantes sobre estratégias e cuidados para a retomada a um “novo normal”.

As representantes do PSE na educação, Elisabete Alves, e na saúde, Sylvia Tristão, compartilharam elementos do planejamento da retomada, enfatizando a importância de priorizar e considerar o contexto de cada território, cada escola, nesse processo.   Thaís Silveira, psicóloga, propos, no fechamento, uma dinâmica de relaxamento e fortalecimento emocional.

Alguns dos comentários das(os) participantes sobre a relevância dos encontros:

“Os encontros acima expostos foram importantes aportes informativos e até mesmo emocionais, por trazer aos profissionais participantes discussões de assuntos/temas que fazem parte do momento atual vivenciado, fazendo-os ponderar sobre as ferramentas/habilidades de enfrentamento do então contexto.”

“Aprendemos que auto estima não é o mesmo que vaidade. Que não é vergonha ter medo, fracassar, ter insegurança, que a diferença garante a manutenção da nossa espécie. ” “Trouxemos à tona os conceitos de patriarcado, violência doméstica e racismo.”

“Agradeço por encontros tão potentes!! Que nos trouxeram reflexões e aprendizados!”


                                    

Outras notícias