O Dia 12 de junho marca a campanha mundial contra o trabalho infantil e adolescente, que tem na exploração sexual uma de suas piores formas. A exploração sexual , que se constitui no uso de crianças e adolescentes para fins sexuais que visam o  lucro se manifesta de 4 formas: por meio de pornografia, prostituição, turismo sexual e redes de tráfico.

Os dados referentes ao trabalho infantil no Brasil estão desatualizados, mas, até 2016, segundo dados do IBGE/Pnad, eram 2,3 milhões de crianças e adolescentes nessa condição. Ao contrário do que afirmou o presidente ano passado o trabalho infantil não dignifica o homem e a mulher em qualquer idade e se constitui em grave violação de direitos humanos.

O FEPETI/RJ (Forum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalhador Adolescente), que reúne instituições governamentais e organizações não governamentais, incluindo a CEPIA, está realizando uma serie de eventos ao longo de junho em alusão a campanha mundial.

Esse ano o início das mobilizações nacionais  foi marcada  com música  de autoria do artista  Emicida com participação de Drika Barbosa. Para acessar o videoclipe acesse aqui 

A programação completa pode ser acessada aqui ou no site do CMDCA-Rio.