A CEPIA, ao longo de três décadas de ativismo pelos direitos humanos das mulheres incorporou, nos últimos anos, programa específico voltado para capacitação e empoderamento de adolescentes e jovens, envolvendo meninas e meninos.

Como integrante do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção do Adolescente Trabalhador (FEPETI-RJ) e do Grupo de Trabalho de Violência Sexual que integra esse Forum, vem contribuindo em um esforço conjunto na luta contra a violência sexual e na construção de relações de gênero mais igualitárias e justas.

A publicação Tecendo a Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual, se constitui em um desses esforços conjuntos em alusão ao dia 18 de maio – Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Escrita a várias mãos a publicação, sob a coordenação do CMDCA-Rio, conta com textos de Ana Claudia Figueiredo, Deildo Jacinto dos Santos, Maria America Ungaretti Diniz Reis, Paula da Silva Caldas, além de Andrea Romani, que traz uma reflexão, com uma perspectiva de gênero, sobre o espaço da casa enquanto local de segurança e risco para crianças e adolescentes.

Para acessar a publicação clique aqui.