Na primeira semana de novembro as 20 organizações parceiras da rede internacional Women’s Learning Partnership for Rights Development and Peace (WLP) se reuniram em Washington para o seu encontro anual – Transnational Partners Convening. O encontro contou com representantes de organizações de mulheres do Marrocos, Mauritânia, Egito, Jordânia, Líbano, Turquia, Moçambique, Zimbábue, Cazaquistão, Nigéria, Senegal, Paquistão, Malásia, Quirquistão, além do Brasil.

Justiça climática e Gênero foi um dos temas centrais do encontro, que contou com as valiosas contribuições de Mary Robison, ex presidente da Irlanda e Alta Comissária das Nações Unidas para Direitos Humanos, alertando às participantes para o fato de que as mulheres são especialmente vulneráveis às mudanças climáticas, mas também desempenham papel fundamental em suas comunidades em busca de soluções para os desafios enfrentados, como as inundações.

Outro tema da agenda foram os debates sobre Pequim+25 e as estratégias de atuação da rede WLP em celebração aos 25 anos da IV Conferência Mundial sobre a Mulher de 1995 como oportunidade de revisão da Plataforma de Ação.

Andrea Romani e Jacqueline Pitanguy participaram do encontro representando a CEPIA, compartilhando as atividades desenvolvidas pela organização e, em especial, levando uma perspectiva latino-americana para o debate em termos de avanços, retrocessos e estratégias em relação aos direitos humanos das mulheres

.   

Outras notícias