Nos dias 05 e 06 de outubro ocorreu o Seminário “Cairo+25” organizado pela Rede Brasileira de População e Desenvolvimento (REBRAPD), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Museu da Vida – Fiocruz.

O Seminário teve como objetivo produzir balanço e proposições no marco da agenda de população e desenvolvimento no Brasil, se propondo a debater e refletir sobre os avanços e desafios da implementação do Programa de Ação da Conferência Internacional de População e Desenvolvimento (CIPD). Teve como eixos estruturais “Saúde – Educação – Direitos Humanos” e eixos transversais “Gênero – Raça – Sexualidade – Geração”. A Conferência comemora 25 anos e estabelece um marco na ampliação dos direitos humanos, dos debates acerca das questões de gênero e dos direitos sexuais e reprodutivo das mulheres na Agenda Nacional.

O evento contou com a presença de ativistas e militantes, profissionais da saúde coletiva, professores e pesquisadoras.

Teve início com a mesa de abertura, seguida da mesa sobre a história da Conferência do Cairo com a fala de Carmen Barroso.

No primeiro dia do Seminário, Debora Pinheiro, representando a CEPIA, participou da mesa “Do Cairo 1994 à Nairóbi 2019: Caminhos dos 25 anos da Conferência Internacional de População e Desenvolvimento no Brasil”, uma mesa intergeracional onde teve a oportunidade de ouvir e dialogar com mulheres que estavam envolvidas no processo de construção desse marco da luta feminista e comentou sobre a importância das juventudes na construção de uma Agenda que atenda as suas necessidades e especificidades.

No segundo dia, Leila Linhares Barsted participou da mesa “Direitos, Vulnerabilidades e Violências”.

Fotos: 1) Nilma Bentes e Debora Pinheiro; 2) Debora Pinheiro, Carmem Barrosos e Leila Linhaares Barsted; 3) Nísia Trindade Lima, Denise Pires, Richarlls Martins, Ivana bentes e Junia Quiroga,   4) Simone Diniz, Maria José Rosado, Richarlls Martins, Margareth Arrilha e Debora Pinheiro.