O seminário “Vamos Combinar?!” , que ocorreu nos dias 25, 26 e 27 de outubro, foi de grande importância para circulação de ideias, informações e troca de conhecimentos entre os jovens.
60 jovens com vivências e experiências diferentes puderam potencializar suas vozes levando aos debates suas subjetividades e especificidades como ser negro(a), periférico(a) e LGBTI+ na sociedade e o recorte de gênero.
Promovido pela Secretaria Estadual de Saúde e com apoio da UNAIDS, o encontro teve a presença de instituições que atuam em áreas distintas, possibilitando a ampliação do diálogo sobre a Prevenção Combinada. Sendo elas: ABIA, CEDAPS, Conexão G, Pela Vidda, Movimento Bandeirantes, Rap da Saúde, Rede Jovem, RENAFRO e CEPIA, que participou do evento e, também, esteve envolvida no processo de planejamento.
Além da troca de conhecimento sobre formas de prevenção, foram discutidas estratégias com uma visão ampla, percebendo que a questão de saúde perpassa por diversas outras como etnia, contexto social, orientação sexual, religião e as diversidades. Muito mais do que apenas trocar idéias, foi um espaço de exercício de empatia ao ouvir todas as histórias de vida dos participantes nesses 3 dias. A programação envolveu dinâmicas e mesas com as temáticas dos direitos humanos, direitos sexuais e reprodutivos, protagonismo juvenil, drogas e redução de danos, HIV e Aids. Autonomia combinada com autocuidado, faz do jovem um multiplicador de informações mais empoderado que luta para que o acesso a saúde pública de qualidade chegue a todos sem distinção de cor, classe e orientação sexual.