No dia 20 de setembro a Cepia esteve presente na palestra “Sororidade”, parceria entre o Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero e o de Biodireito, Bioética e Gerontologia, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).
A palestra contou com as presenças das presidentes dos Fóruns, as juízas Adriana Ramos de Mello e Maria Aglaé Tedesco, a advogada e consultora da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFAON), Deborah Prates e a escritora Vilma Piedade. Os debates foram conduzidos pela desembargadora Ivone Ferreira Caetano.
O termo “sororidade” é conceituado como a união e companheirismo entre as mulheres, em busca de objetivos em comum. Está fortemente presente no feminismo, sendo definido como um aspecto de dimensão ética, política e prática deste movimento pela igualdade entre os gêneros.
Deborah Prates afirmou “Eu preciso da sororidade para que eu possa avançar, eu tenho que voar nas asas de outras mulheres, porque nós (pessoas com deficiência) ainda estamos no subterrâneo social, ninguém nos enxerga”.
Fonte: EMERJ