O evento Protagonismo e Participação Juvenil: Minha Voz, Meus Direitos ocorreu no sábado, dia 1 de setembro, reunindo mais de 150 adolescentes e jovens de 14 a 24 anos para trocarem vivências, pensarem em estratégias de enfrentamento de violações e de defesa de seus direitos. O evento, realizado na Fiocruz, contou com oficinas temáticas, atividades culturais e uma visita a Fundação.

Coordenado pelo Comitê de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes nos Megaeventos do Rio de Janeiro, com a participação do programa RAP da Saúde da SMS e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS, o encontro teve como grande diferencial o seu processo de planejamento e organização, que envolveu aproximadamente 20 adolescentes e jovens.

As reuniões de planejamento foram realizadas mensalmente desde fevereiro de 2018 com momentos formativos por profissionais especialistas nas violações de direitos de crianças e adolescentes trabalhadas pelo Comitê de Megaeventos: Trabalho Infantil, Crianças e Adolescentes Desaparecidos, Crianças em Situação de Rua, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Uso de álcool e outras Substâncias Psicoativas.   A CEPIA, representada por Andrea Romani e Debora Silva, foi parceria do encontro, juntamente com as organizações GAME, Rede Não Bata, Eduque e Visão Mundial.

 

Outras notícias